24-03-2022

A4F junta-se ao consórcio internacional ParAqua

Fonte: a4f

CA20125 - Aplicações para parasitas zoospóricos em sistema aquáticos

Os organismos zoospóricos são seres vivos como algas, fungos e alguns protistas que apresentam estruturas móveis de reprodução assexuada, os zoósporos, e podem ser parasitas de outros organismos como as algas, peixes, plantas e crustáceos. Os parasitas zoospóricos aquáticos são importantes selecionadores da população natural, provocando a morte do hospedeiro, e por isso estes organismos são uma das maiores ameaças na indústria biotecnológica de produção das microalgas levando à diminuição da qualidade do produto final e/ou à redução, por vezes até eliminação, da produção. Assim, o impacto económico das doenças parasíticas nesta indústria é considerável.

Neste contexto, a A4F - Algae for Future associou-se a uma rede dinâmica de investigadores, indústrias e outras partes interessadas, incluindo 38 especialistas de 23 países diferentes, no projeto ParAqua, que iniciou em novembro de 2021 e tem a duração de 4 anos.

Esta ação COST tem como objetivo a partilha e integração de informação aplicada e científica relativa à ocorrência dos parasitas zoospóricos e a sua relação com hospedeiros, elucidando os seus vetores e avaliando os impactos destes parasitas nos ambientes aquáticos. Este trabalho visa a implementação de ferramentas inovadoras, a criação de protocolos e um instrumento de apoio à decisão para a prevenção de infeções, deteção, monitorização e controlo efetivo de parasitas na produção biotecnológica de microalgas.

Celina Parreira, RD&I Senior Project Manager na A4F, explica: “A A4F participa no ParAqua como stakeholder e end-user. A nossa vasta experiência a produzir de algas até à escala industrial vai ajudar a guiar o projeto, expondo os problemas reais em unidades de produção de microalgas. Na fase final do projeto, disponibilizamo-nos a pôr em prática os resultados obtidos com o intuito de os validar, num regime colaborativo”.


A COST (Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia) é uma organização de financiamento para redes de investigação e inovação. As ações ajudam a conectar iniciativas de investigação dentro e fora da Europa, e permitem que investigadores desenvolvam suas ideias em qualquer campo da ciência e tecnologia, compartilhando-as com seus pares. As ações COST são redes ascendentes com uma duração de quatro anos que impulsionam a investigação, a inovação e as carreiras.

Para saber mais, siga o link: https://paraqua-cost.eu/


Voltar