10-11-2021

A4F recebe membro do Governo e três embaixadores interessados no potencial do ALGATEC Eco Business Park

Fonte: a4f

A A4F recebeu a visita do Secretário de Estado da Internacionalização e de três embaixadores interessados no ALGATEC.

A A4F - Algae for Future recebeu a visita do Secretário de Estado da Internacionalização e de três embaixadores interessados no potencial que a plataforma tecnológica ALGATEC Eco Business Park reveste para o Roteiro de Internacionalização Azul.

Este roteiro funciona como guia para a realização de um ciclo de visitas de trabalho dedicadas a unidades empresariais, centros de investigação, incubadoras e aceleradoras no domínio da Economia Azul, em todo o país. 

A iniciativa, que arrancou dia 5 de novembro, pretende divulgar as potencialidades que a Economia Azul representa para a internacionalização da economia portuguesa, tanto ao nível do potencial exportador deste setor como da captação de investimento direto estrangeiro para Portugal, e terminará por ocasião da II Conferência dos Oceanos, promovida pelas Nações Unidas e agendada para 27 de junho de 2022, em Lisboa.

O grupo visitante liderado pelo Secretário de Estado Eurico Dias contou, como convidado, com o Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo, e integrou as embaixadoras do Canadá, Lisa Madan, e da Noruega, Torve Westberg, e o Enviado Especial para as questões do Clima e membro da Comissão Organizadora da ONU sobre os Oceanos, embaixador Alexandre Leitão.

Realce, por outro lado, para a participação da diretora-geral de Política do Mar, Helena Vieira, e do vice-presidente da CCDR LVT, Joaquim Sardinha, entre outros membros da comitiva próximos da Economia Azul.

No briefing que precedeu a visita ao ALGATEC e à biorrefinaria (em construção), o presidente do grupo A4F, Nuno Coelho, destacou a estratégia de reforço da internacionalização da empresa para novas geografias e, também, os seus mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento e execução de projetos de produção industrial de microalgas, replicáveis noutras localizações, em simbiose com indústrias tradicionais.

Nuno Coelho referiu, igualmente, que a A4F figura entre as 100 empresas mais inovadoras em Portugal, seja graças ao investimento que realiza, seja através do networking com institutos de investigação internacionais, seja em parceria com universidades portuguesas.

A visita de trabalho à A4F e ao ALGATEC Eco Business Park constituiu, nos comentários colhidos junto dos visitantes, uma descoberta algo surpreendente, pelo desenvolvimento tecnológico, pela dimensão da plataforma de produção de microalgas, de longe a maior da Europa, e pelo enorme potencial da bioeconomia como alternativa sustentável no combate à mudança climática.

      

Voltar