6-04-2021

A4F E GREEN AQUA CONCLUEM OPERAÇÃO DE AQUISIÇÃO DA SOLVAY PORTUGAL

Fonte: a4f

A Algora concluiu com êxito a aquisição da Solvay Portugal, anunciada no final de Setembro de 2020.

A ALGORA - Sustainable Investments, SGPS concluiu com êxito a operação de aquisição da Solvay Portugal - Produtos Químicos, SA, que vinha negociando com o grupo SOLVAY e que fora anunciada no final de setembro de 2020. O acordo agora fechado inclui a unidade de produção de Clorato de Sódio e de Hidrogénio, todo o parque industrial de Póvoa de Santa Iria e as minas de Sal. O grupo SOLVAY mantém na Póvoa a instalação de produção de Peróxido de Hidrogénio, que passará a funcionar em simbiose de economia circular com a ALGORA.

Esta transação representa uma excelente oportunidade para a ALGORA, empresa constituída em joint venture entre a A4F, grupo bio industrial focado no desenvolvimento e implementação de tecnologias para bioprocessos utilizando matérias-primas sustentáveis e recursos biológicos renováveis, e a Green Aqua, grupo de investimento especializado em unidades de produção de algas, duas das principais parceiras locais da SOLVAY. Os valiosos ativos da Solvay Portugal integrados no negócio, englobando as utilidades e a mina de sal, permitirão impulsionar o desenvolvimento das operações industriais dos acionistas da ALGORA e assegurar, simultaneamente, o crescimento e a diversificação da sua carteira de atividades.

“Os acionistas da ALGORA mantêm uma já longa e bem sucedida experiência de parceria com grandes empresas industriais, até pelo facto de as nossas atividades na área de produção de microalgas serem CO2 negativas, o que nos posiciona como parceiros estratégicos na transição da Indústria para uma maior sustentabilidade”, refere Nuno Coelho, Presidente do Conselho de Administração da ALGORA.

“Tal como a paixão do progresso tem movido a SOLVAY ao longo da sua história, também a inovação tecnológica alimenta a estratégia da ALGORA. Estamos empenhados em melhorar as condições de operação da unidade de Clorato de Sódio, em aprofundar a relação com os clientes do setor da Pasta e Papel e em transformar o parque industrial da Póvoa, tornando-o mais eficiente e mais sustentável”, acentua Nuno Coelho.

Com a mudança de acionista, a Solvay Portugal passa a denominar-se HyChem, SA, sociedade que trabalhará em parceria com a recém-criada Solvay Peróxidos (produtora de Peróxido de Hidrogénio) e com outras empresas localizadas no parque industrial.

A transação agora concluída terá um impacto positivo no emprego, visto manterem-se os atuais postos de trabalho e ainda serem criados novos empregos em resultado dos projetos que os acionistas da ALGORA se propõem realizar, operando uma profunda transformação rumo à neutralidade carbónica e a uma maior sustentabilidade. A Green Aqua começa a operar a sua unidade de produção de microalgas e já arrancou com o projeto de instalação de uma central solar de 2MW; e a A4F iniciou o desenvolvimento de um conjunto de soluções de mobilidade de baixo carbono envolvendo um investimento de 10 milhões de euros.


Voltar