Kick-off do Projeto Asteasier: Promessa de Revolucionar a Produção de Astaxantina
Fonte: Asteasier
A produção sustentável de astaxantina e cetocarotenoides são o foco deste projeto financiado pela UE
O projeto Asteasier arrancou com o seu encontro inicial em Verona nos dias 25 e 26 de Janeiro de 2023, marcando o início de uma jornada inovadora até Janeiro de 2025. Financiado pelo programa EIC Transition, sob a égide do Horizonte Europa, este projeto ambicioso visa desenvolver uma plataforma inovadora para a produção de Astaxantina natural a baixo custo e em grande escala, utilizando duas novas estirpes patenteadas de microalgas.
A Astaxantina, conhecida pelo seu poderoso efeito antioxidante, é amplamente utilizada em cosméticos, nutracêuticos e na aquacultura, onde é utilizada como pigmento para conferir a cor rosa característica ao salmão e camarões de cativeiro. O projeto Asteasier, ao explorar as propriedades únicas das duas estirpes de microalgas no que diz respeito à capacidade de acumulação de Astaxantina e facilidade de extração, promete aumentar a produtividade, a sustentabilidade e reduzir os custos de produção em relação às alternativas existentes.
O encontro de arranque do projeto contou com a presença de representantes de todos os parceiros envolvidos, incluindo a Universidade de Verona, que coordena o projeto, a A4F, a BioMar e a Day One. Além da apresentação das atividades planeadas para o período do projeto, o encontro proporcionou uma valiosa oportunidade de discussão em mesa redonda e de visita aos laboratórios SOLE-LAB, onde a inovação proposta pelo Asteasier está a ser desenvolvida.
A reunião foi também uma plataforma para a apresentação de oportunidades adicionais oferecidas pelo EIC, incluindo o EIC Booster Grant e serviços de coaching. Com reuniões regulares planeadas para o futuro, o projeto Asteasier caminha para tornar a produção de Astaxantina mais eficiente, sustentável e economicamente viável.