23-03-2022

Ministro da Economia visita a Biotrend

Fonte: a4f

Biotrend como um exemplo na área da biotecnologia industrial e marinha

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, foi recebido nas instalações da Biotrend, por ocasião de recente visita efetuada ao Biocant, parque de ciência e tecnologia localizado em Cantanhede.

O governante deteve-se na unidade piloto de fermentação da Biotrend, onde trocou impressões com Bruno Sommer Ferreira (CEO) e Nuno Coelho (Administrador) a respeito da atividade da empresa, que integra o grupo A4F - Algae for Future. Foi referido que a Biotrend presta serviços avançados no desenvolvimento, otimização e aumento de escala de bioprocessos, em particular nas áreas da biotecnologia industrial e marinha, contando com um leque de clientes espalhados por vários continentes, desde start-ups emergentes até multinacionais com presença global.

Nas palavras de Siza Vieira, o país encontra “uma grande oportunidade de desenvolvimento e crescimento económico” em redor das biotecnologias e das ciências da vida. “Temos capital humano, talento e conhecimento acumulado nas nossas universidades, e aquilo que deveríamos fazer nas ciências da vida é exatamente o que conseguimos, por exemplo, à volta das tecnologias digitais”, observou o ministro. Encontrou na Biotrend um exemplo de rentabilização deste activo, demonstrado pela sua equipa altamente qualificada e com experiência internacional.

“O Biocant, uma iniciativa já com alguns anos da Câmara Municipal de Cantanhede, que foi capaz de criar um parque de ciência e tecnologia muito ligado à Universidade, permite agora às empresas aqui instaladas, graças às boas condições oferecidas, começar a servir mercados globais e casando também com a indústria”, comentou ainda Siza Vieira.

Nesta visita ao Biocant Park participaram, igualmente, a Presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio, vários vereadores e o Presidente da Assembleia Municipal, João Carlos Pais de Moura, um dos grandes impulsionadores do projeto, na altura em que liderou o Município.

O parque Biocant nasceu de uma iniciativa da Biocant - Associação de Transferência de Tecnologia, com participação maioritária da Câmara de Cantanhede, e tem por objetivo promover, desenvolver e aplicar conhecimentos avançados na área das ciências da vida, apoiando iniciativas de negócio de alto potencial. 

Voltar