out 2009 - out 2011
Crescimento de microalgas mixotróficas
A4F como Coordenador
A produção contínua de microalgas mixotróficas com fixação de dióxido de carbono e azoto foi desenvolvida pela A4F no âmbito do Sistema de Incentivos de I & D oferecido pelo QREN. A realização deste projeto envolveu a colaboração da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e da InnoPhage, Lda como entidade subcontratada. O projeto ALGAPLEX teve como objetivo desenvolver processos de produção contínua de microalgas (24 horas) aproveitando seu (i) crescimento autotrófico com luz solar e incorporação de CO2 como fonte de carbono (ii) crescimento heterotrófico na ausência de luz com fonte de carbono orgânico (iii) e crescimento mixotrófico com a fixação de azoto molecular. Além disso, o projeto visava desenvolver uma tecnologia eficiente de fixação de gases de combustão através do cultivo de microalgas mixotróficas e ser uma prova de conceito para o desenvolvimento da tecnologia de aplicação de bacteriófagos para a mesma cultura de controle bacteriano.
Espécies de microalgas: Chlorella spp., Nannocloropsis sp., Nitzschia sp., Phaeodactylum sp., Scenedesmus sp. e Spirulina
Programa
QREN
Orçamento
Informação não disponível
Duração
24 months
Parceiros
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Innophage, Portugal
Papel da A4F
A A4F foi encarregada de desenvolver a produção contínua de biomassa sob condições autotróficas, mixotróficas e heterotróficas para espécies de microalgas selecionadas usando gases de combustão como fonte de CO2. As estratégias de proteção de cultivos culturais também foram testadas e desenvolvidas.
Site
Informação não disponível