abr 2020 - abr 2022

Instalação e operação de uma unidade muti-método e multi-produto de biorrefinação de microalgas

A4F como Coordenador

O ALGAREF propõe-se a demonstrar a sustentabilidade económica e ambiental de uma unidade inovadora de biorrefinaria multi-método e multi-produto de microalgas à escala pré-industrial. Pretende faze-lo instalando uma unidade de biorrefinação de microalgas em vários produtos de valor acrescentado. A unidade terá capacidade para refinar 10 ton/ano de biomassa de microalgas com elevado interesse comercial. Aplicando o conceito de multibiorrefinação, pretende-se combinar cada um dos extratos gerados a partir do processamento das microalgas em extratos únicos, incluindo os seguintes extratos: i) proteína solúvel, ii) mix de proteína insolúvel e hidratos de carbono, iii) astaxantina, iv) ficocianina, v) beta-caroteno, vi) óleo rico em EPA, vii) aquoso.


Atividade 1. Otimização dos processos de extração à escala laboratorial

A primeira atividade do ALGAREF consiste na otimização dos processos de extração das frações de interesse à escala laboratorial e na definição de métodos para caracterização dos produtos gerados ao longo do processamento da biomassa.

Atividade 2. Implementação da unidade de biorrefinação à escala pré-industrial 

Uma vez otimizados os processos unitários conducentes à formação das diferentes frações de interesse, estes serão implementados à escala pré-industrial. Os processos serão otimizados a esta escala e serão integrados de modo a estabelecer-se uma unidade de biorrefinação multi-método e multi-produto.

Atividade 3. Caracterização dos produtos 

À semelhança do que acontece com outras classes de produtos naturais, a produção e comercialização de produtos de origem microalgal requer a sua extensa caracterização ao nível da segurança (presença de contaminantes biológicos, como bactérias, fungos e vírus), pureza (análise dos componentes do produto) e qualidade (valor nutricional, presença de compostos funcionais, potencial antioxidante, etc.). O detalhe da caracterização depende da aplicação final do produto, tendo cada mercado especificações que estão regulamentadas e que são necessárias cumprir. De modo a que os produtos abranjam o maior número possível de mercados, esta atividade tem como objetivo definir uma bateria de testes para caracterização dos diversos produtos gerados pela unidade de biorrefinação.

Atividade 4. Formulação, Embalamento e Armazenamento de produtos. 

Os processos de produção serão completados com testes de formulação, embalamento e armazenamento dos produtos de forma a gerar produtos estáveis com tempos de vida compatíveis com a sua comercialização. Os produtos gerados terão de ser ainda caracterizados de forma a estabelecer folhas de especificação descritivas das propriedades dos produtos finais.

Atividade 5. Gestão do projeto 

As atividades de I&D do ALGAREF incluem atividades de gestão do projeto, desde a conceção à conclusão, e divulgação dos resultados.


  

 

Designação do projecto | ALGAREF .: Instalação e operação de uma unidade multi-método e multi-produto de biorrefinação de microalga

Código do projeto | LISBOA - 01 - 0247 - FEDER - 045375

Obetivo principal | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Entidade beneficiária | A4F - ALGAFUEL S.A.

 

Data de aprovação | 17-12-2019

Data de início | 01-04-2020

Data de conclusão | 01-04-2023

Custo total elegível | 2.856.393,39€

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER 1.123.375,76€

 

O projeto ALGAREF pretende desenvolver e standardizar métodos de biorrefinação de biomassa microalgal à escala industrial, nomeadamente de Spirulina, Nannochloropsis, Dunaliella, Haematococcus e Chlorella, numa unidade de biorrefinação multi-método e multiproduto.