Apr 2011 - Apr 2016

Biocombustíveis de microalgas

A4F como Coordenador

O BIOFAT é um projeto de demonstração de microalgas para biocombustíveis que integra toda a cadeia de valor do processo de algas, desde o crescimento otimizado, a acumulação de amido e de lípidos, até ao processamento (biorefinaria), incluindo a produção de biocombustível. A abordagem BIOFAT integra e amplia as tecnologias e habilidades complementares de cada parceiro num projeto multidisciplinar global. O projeto foi implementado em duas fases: (i) Otimização de processos em duas instalações em escala piloto, cada uma com meio hectare de área, localizadas em Itália e em Portugal; e (ii) modelagem econômica e scale-up para uma instalação de demonstração de 10 hectares. As duas unidades-piloto, BPPP - Planta Piloto BIOFAT Pataias e BCPP - Planta Piloto BIOFAT Camporosso, já estavam instaladas e em operação. Ambas as unidades piloto foram projetadas com tecnologias que faziam parte da expertise de cada parceiro, plataformas bem estabelecidas para a produção de microalgas: Green Wall Panels (GWPs), Fotobiorreatores Tubulares (PBRs) e Raceways. A BPPP, localizada em Portugal, utiliza raceways não convencionais com rampas inclinadas, Raceway Cascata - CRW.

Espécies de microalgas: Nannochloropsis oceanica e Tetraselmis suecica

 

 

ALGAE CLUSTER

Para avaliar a viabilidade técnica de Biocombustíveis de Algas, o Programa Comunitário para a Energia no âmbito do Sétimo Programa-Quadro promoveu três projetos de demonstração. O BIOFAT é um dos projetos neste ALGAE CLUSTER. Este cluster teve como objetivo demonstrar a produção de biocombustíveis de algas ao longo de toda a cadeia de valor, desde a seleção de estirpes para cultivo e produção de algas, a extração de óleo, a produção de biocombustíveis e o testes de utilização de biocombustíveis em transportes.

ALL-gas - demonstração em larga escala da produção sustentável de biocombustíveis com base na produção de microalgas de baixo custo usando águas residuais municipais.

BIOFAT - projeto de demonstração que integrou toda a cadeia de valor da produção de algas, desde o crescimento otimizado, biossíntese de amido e acumulação de óleo até ao processamento, incluindo a produção de biocombustível.

InteSusAl - demonstrou uma abordagem inovadora para gerar biocombustíveis através da otimização da produção de algas por rotas heterotróficas e fototróficas.

 

Programa

FP7

Budget

10 M€

Duration

60 months

Partners

Ecocarburantes Españoles, S.A., Espanha

Universita Degli Studi Di Firenze, Itália

Abengoa Bioenergia Nuevas Tecnologias S.A., Espanha

Universidade Ben-Gurion do Negev, Israel

Fotosintetica & Microbiologica S.R.L., Itália

Evodos B.V., Holanda

Algosource Technologies, França

IN S.R.L., Itália

Hart Energy, Estados Unidos

A & A Fratelli Parodi SPA, Itália

A4F Role

A A4F esteve envolvida no processo de implementação da BIOFAT, que foi dividido em duas fases: (i) Otimização de processos em duas instalações em escala piloto, cada uma com metade de área, localizadas na Itália e em Portugal; e (ii) modelagem econômica e scale-up para uma instalação de demonstração de 10 hectares. A planta piloto Portuguesa, BPPP - BIOFAT Pataias Pilot foi projetada pela A4F, uma pista de cascata de 0,5 ha otimizada com relação a melhorias e características locais específicas.

Website

http://www.biofat-project.eu/