jun 2023 - jun 2027
Demonstração de soluções integradas para indústrias intensivas de energia: vetores líquidos de energia renovável a partir de emissões de carbono CAPTUradaS
As políticas de redução de emissões de GEE em indústrias de alta intensidade energética podem levar a perdas de empregos e diminuição da competitividade. Além disso, o excesso de geração de energia renovável corre o risco de ser desperdiçado se não for utilizado. As tecnologias de captura e utilização de carbono (CCU), que utilizam emissões industriais e excedente de energia renovável, são essenciais para uma transição energética industrial limpa. No entanto, muitas atualmente são caras e ineficientes. O CAPTUS visa mostrar métodos sustentáveis e escaláveis para transformar emissões industriais de carbono e excedente de eletricidade renovável em produtos energéticos valiosos. Para isso, 3 cadeias de valor completas serão demonstradas em 3 locais de demonstração diferentes: (i) Bioprocesso baseado em fermentação em duas etapas para produzir triglicerídeos numa siderúrgica, (ii) Cultivo de microalgas ricas em lípidos seguido de liquefação hidrotérmica para produzir bio-óleos numa indústria química, e (iii) Redução eletroquímica de CO2 para produzir ácido fórmico numa fábrica de cimento. Essas tecnologias serão testadas no TRL7, com os vetores energéticos produzidos passando por mais validações. O CAPTUS também avaliará fatores económicos, ambientais e sociais, promovendo novos modelos de negócios e estratégias. Organizado em 8 work packages, o CAPTUS envolve 18 parceiros de 8 países da UE. As inovações do projeto fortalecerão aplicações de CCU em três setores-chave, reduzindo emissões de carbono, aumentando o uso de energia renovável e criando produtos energéticos benéficos.
Programa
HorizonEU
Orçamento
11.5 M€
Duração
48 months
Parceiros
- FUNDACION CIRCE - CENTRO DE INVESTIGACIÓN DE RECURSOS Y CONSUMOS ENERGÉTICOS
- SINTEF
- UNIVERSIDAD DE CANTABRIA
- CONSEJO SUPERIOR DE INVESTIGACIONES CIENTÍFICAS (CSIC)
- UNIVERSITA DEGLI STUDI DI GENOVA
- STEINBEIS INNOVATION GGMBH
- ETHNIKO KENTRO EREVNAS KAI TECHNOLOGIKIS ANAPTY
- BIO BASE EUROPE PILOT PLANT VZW
- NOVIS GMBH
- APRIA SYSTEMS SL
- DRAXIS ENVIRONMENTAL SA
- GOODFUELS BV
- RINA CONSULTING SPA
- ARCELORMITTAL BELGIUM NV
- HYCHEM, QUÍMICA SUSTENTÁVEL, S.A
- CEMENTOS PORTLAND VALDERRIVAS SA
- ENERGY EFFICIENCY IN INDUSTRIAL PROCESSES AS
Papel da A4F
Desenvolver e demonstrar no TRL7 uma nova tecnologia para converter CO2 das emissões de carbono de uma indústria química em bio-óleos como vetor energético líquido. A viabilidade da unidade de demonstração será projetada, otimizada e demonstrada combinando dois processos: a produção de microalgas usando CO2 capturado e condicionado, e uma liquefação hidrotérmica (HTL) para produzir bio-óleos a partir das algas cultivadas. A A4F será líder da demonstração D2 e irá ser responsável pelo desenvolvimento da tecnologia do sistema de produção de microalgas, a engenharia e a instalação de PBRs.