nov 2017 - jun 2023

Oportunidades industriais de valor acrescentado para microalgas no espaço atlântico

O objetivo deste projeto é explorar o potencial de biotecnologia das microalgas na área do Atlântico, para aumentar o valor deste recurso, transferindo os últimos desenvolvimentos neste campo para o setor empresarial, facilitando a produção de grandes volumes de biomassa e otimizando os processos de produção em linha com seus diferentes produtos finais. O uso de novas espécies também será estudado para aumentar o potencial de negócios deste setor. As empresas receberão suporte, tanto para o desenvolvimento de novos produtos quanto para a obtenção de multiprodutos baseados no mesmo cultivo, através da implementação de um DST; uma combinação de modelagem técnica e financeira.

Este projeto visa promover os interesses de um amplo espectro do tecido industrial, desde a produção de microalgas para aquacultura, até a exploração de diferentes tecnologias, como a nanotecnologia, entre outras, para a obtenção de tratamentos médicos, cosméticos, extratos nutraceuticos, produção fitoquímica ou nutrição humana, entre outros.

Programa

INTERREG

Orçamento

2.45 M€

Duração

67 months

Parceiros

ANFACO-CECOPESCA
Universidade de Swansea
Universidade de Manchester
Universidade do Porto / CIIMAR
Universidade da Corunha
Universidade de La Rochelle
Centro de Pesquisa de Alimentos TEAGASC
(GLECEX) Extratos Naturais Ecofriendly e Global, S.L.,
International Iberian Nanotechnology Laboratory

Algalimento S.L.
A4F Algae for Future SA
Buggypower
Hijos de Rivera

Papel da A4F

A A4F é um dos parceiros industriais que nos primeiros 4 anos do projeto participou no conselho consultivo do projeto. Com a extensão de 17 meses, a A4F conduzirá a demonstração da ferramenta DST, avaliando seu desempenho na simulação da produção de microalgas. Além disso, fornecerá biomassa de Porphyridium purpureum à Estrella Galicia para pesquisas preliminares sobre a incorporação de microalgas em bebidas e participará das atividades de comunicação do projeto.

Site

https://www.enhancemicroalgae.eu/