jun 2023 - jun 2027

Abordagens inovadoras para um uso integrado de algas em práticas sustentáveis de aquacultura e aplicações alimentares de valor acrescentado

A Estratégia Farm to Fork do Pacto Ecológico Europeu reconheceu o potencial das algas para se tornar uma importante fonte alternativa de proteína de baixo carbono e contribuir para melhorar a sustentabilidade e a competitividade do setor da aquacultura. No entanto, a indústria de algas europeia ainda está em uma fase inicial, ficando para trás em relação ao aumento geral observado em nível global, principalmente impulsionado pela Ásia. Nesse contexto, o projeto INNOAQUA tem como objetivo pavimentar o caminho para a próxima indústria sustentável e diversificada de aquacultura em tanques de terra da União Europeia, demonstrando e popularizando alimentos e soluções inovadoras baseados em algas, bem como conceitos de ecologia, circularidade e digitalização. Para isso, o projeto abordará as principais barreiras que impedem o crescimento do setor. Ele começará com a demonstração a um nível pré-comercial (TRL6-7) da robustez operacional, técnica e socioeconómica dos sistemas de cultivo integrados de peixes e algas RAS-IMTA, aprimorados digitalmente. Em seguida, serão realizados testes piloto de técnicas de processamento otimizadas seguindo princípios de biorrefinaria e a formulação de produtos marinhos de valor acrescentado. Além disso, será implementada uma estratégia dedicada à minimização e valorização de resíduos para otimizar e aumentar o desempenho económico e de sustentabilidade. Além disso, o INNOAQUA também se concentrará em entender como as perceções dos consumidores e as normas sociais influenciam o consumo de produtos marinhos inovadores. Isso será alcançado por meio da co-criação de produtos com os utilizadores finais e da simulação da sua adoção em modelos digitais de comunidades para identificar estratégias eficazes de implementação e penetração no mercado. Por fim, o INNOAQUA será aprimorado pela adoção de uma estratégia de alcance a vários níveis, que inclui o desenvolvimento de planos sólidos de disseminação, comunicação e exploração, materiais para o desenvolvimento de habilidades e atividades para fomentar a cooperação internacional. O objetivo é facilitar a transferência de conhecimento e, em última instância, maximizar o alcance e o impacto do projeto.

Programa

HorizonEU

Orçamento

7.3 M€

Duração

48 months

Parceiros

NORCE Norwegian Research Centre AS
Viking Aqua AS
Marineholmen Raslab AS
Algemy Ingredients SL
A4F AlgaFuel SA
Safiestela - Sustainable Aquafarming Investments
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
LEITAT - Acondicionamiento Tarrasense Associacion
ERANOVA
PESCANOVA España, S.L.U.
Viva Maris GmbH
Sustainability Innovation, S.L.
Pedal Consulting Sro.
European Aquaculture Society
Associacion Eco Imagination
Perseus BVBA
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Papel da A4F

A A4F irá demonstrar o scale-up e a viabilidade de um sistema SMART-IMTA (Sistema para Monitoramento e Adaptação em Tempo Real para Aquacultura Integrada Multitrófica) para a produção combinada de linguados e macroalgas, além de desenvolver procedimentos de extração da biomassa de macroalgas utilizando uma abordagem em cascata.

Site

https://innoaquaproject.eu/