Oct 2013 - Oct 2014

Optimização de métodos analíticos aplicados a rotinas de culturas e processamentos de microalgas

A4F como Coordenador

O projeto INOVLAB foi realizado de forma exemplar tanto no relacionamento pessoal quanto no nível profissional. Todos os objetivos e metas foram alcançados, incluindo treinamento de recursos humanos da A4F, aquisição de serviços de consultoria em inovação, abrangendo assistência técnica e tecnológica, serviços de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e serviços de transferência de tecnologia. Os elementos A4F receberam treinamento em fermentação de microalgas heterotróficas e em técnicas e metodologias inovadoras, incluindo a extração de pigmentos carotenóides (HPLC), determinação de óleos totais e perfil de ácidos graxos (GC), extração acelerada de solvente (ASE), extração supercrítica com CO2 e seleção fenotípica de indivíduos em uma população de microalgas de alto interesse por citometria de fluxo. O equipamento estava sempre disponível a pedido e as condições para desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos foram criadas.

Espécies de microalgas: os métodos acima descritos foram aplicados a todas as estirpes de microalgas disponíveis na A4F.

Programa

QREN

Budget

Information Unavailable

Duration

12 months

Partners

LNEG, Portugal

A4F Role

Como coordenador, a A4F gerenciou este projeto que tinha como objetivo capacitar recursos humanos e reunir uma colaboração entre os parceiros. A A4F forneceu amostras e material de estoque para os experimentos e extrações a serem feitos. Seus funcionários receberam treinamento no processo de processamento e análise dessas amostras e aprenderam a manipular os instrumentos e máquinas. Os métodos foram então otimizados para os materiais de amostra específicos existentes na A4F.

Website

Information Unavailable