mai 2020 - mai 2024

Biorrefinaria sustentável de microalgas, multi-métodos e multi-produtos, que integra fluxos industriais laterais para criar produtos de valor acrescentado

A4F como Coordenador

O MULTI-STR3AM é impulsionado por uma necessidade crítica de mudança para um meio sustentável de produção de alimentos, rações e matérias-primas. As microalgas representam uma solução promissora para responder ao crescente reconhecimento de que as práticas agrícolas e de produção atuais estão a causar danos ambientais irreversíveis. As microalgas têm um enorme potencial biossintético e são uma fonte rica em lípidos, proteínas e compostos de elevado valor acrescentado, como pigmentos. Apesar das suas vantagens, as microalgas são sub-exploradas como cultura. Isto deve-se à barreira de escala, o que significa que os produtos à base de microalgas lutam para alcançar as mesmas economias de escala que os produtos convencionais, como o óleo de palma ou de soja. O MULTI-STR3AM enfrenta esses desafios aumentando a escala de produção e diminuindo os custos, fornecendo produtos valiosos para as indústrias dos setores alimentar, das rações e das fragrâncias. O projeto reduz custos, aumenta a escala e estimula a sustentabilidade, por meio de: i) melhoria constante das estirpes, sem recurso à modificação genética, por forma aumentar a produtividade e atender às necessidades do consumidor final; ii) melhorias na conceção do projeto e na engenharia das tecnologias de cultivo e colheita para reduzir o CAPEX e OPEX relativo à produção de biomassa; iii) exploração de fluxos industriais paralelos e próprios durante o cultivo para a criação de uma economia circular; iv) integração sinérgica de diferentes tecnologias numa biorrefinaria de várias estirpes, métodos e produtos múltiplos ('MULTI-biorrefinaria'); e v) valorização de cada fração da biomassa de microalgas numa abordagem de desperdício zero. 

O MULTI-STR3AM irá demonstrar 7 produtos de consumo, 6 dos quais são novos, incluindo: lípidos para produtos alimentares; proteínas, hidratos de carbono e lípidos para rações de aves, suínos e ruminantes; e proteínas e pequenos compostos orgânicos como blocos de construção para a indústria de fragrâncias. Ao envolver atores globais dos setores industrial, académico e sem fins lucrativos, o MULTI-STR3AM cria um roteiro para o cultivo de microalgas economicamente viável ​​à escala industrial, rumo a um futuro sustentável para as indústrias europeias de biotecnologia.