Formação

Técnicas de Cultivo de Microalgas - do Laboratório à Escala Piloto

As microalgas são pequenas plantas microscópicas que habitam a Terra há mais de 2.500 milhões de anos, e são a base da cadeia alimentar do planeta. Esta extraordinária matéria-prima pode ser utilizada numa grande variedade de aplicações: microalgas para alimentação humana e alimentação animal, e para a extração de compostos de valor acrescentado (proteína vegetal, ómega-3 e ómega-6, pigmentos e antioxidantes).

Assim, convidamo-vos a participar numa formação intensiva de dois dias dedicada às “Técnicas de Cultivo de Microalgas – do Laboratório à Escala Piloto", onde os participantes terão a oportunidade de aprender diferentes técnicas e as melhores práticas para a produção de microalgas.

A finalidade deste curso de desenvolvimento profissional é familiarizar os participantes com os conceitos de cultivo de microalgas, dando especial atenção aos processos de aumento de escala, produção em larga escala e processamento a jusante. O workshop será realizado nas instalações da A4F em Lisboa, Portugal.

Este workshop é focado principalmente nas sessões práticas e em experienciar o dia-a-dia de cultivo de microalgas, à escala laboratorial e piloto. Este programa de formação de microalgas permitirá aos participantes desenvolver as habilidades técnicas necessárias para cultivar as microalgas de acordo com as melhores práticas do setor e ver em primeira mão o quotidiano de uma unidade de produção de microalgas.

Este curso faz parte de uma série de curtos cursos de desenvolvimento profissional, desenvolvidos pela EU EIT-Food Initiative https://www.eitfood.eu/. O curso A4F sobre sistemas de produção de algas em larga escala complementa os outros cursos de biotecnologia de algas realizados na Universidade de Cambridge, Reino Unido; Fraunhofer, Alemanha e Matis, Islândia. O programa proporcionará uma oportunidade incomparável para que estudantes, investigadores e empreendedores recebam formação na área da biotecnologia de algas e entendam as oportunidades para a incorporação de algas numa bioeconomia alimentar sustentável. Os resultados da aprendizagem serão uma base sólida no cultivo de algas, aumento de escala, equipamentos e análises subsequentes dos produtos, e nos desafios e oportunidades relacionados à inovação no setor de algas.

Mais informação sobre os cursos EIT-Food Algal Biotechnology clique no link abaixo: https://www.eitfood.eu/education/projects/algal-biotechnology-techniques-and-opportunities-for-the-sustainable-bio-economy

Programa: Download Agenda

Inscrições: Formulário inscrições online

Data limite: 8 de Novembro

Taxa de inscrição: 50 €

Localização: A4F – Algae for Future, Estrada do Paço do Lumiar, Campus do Lumiar, Ed. E R/C, 1649-038 Lisboa (HTTPS://GOO.GL/MAPS/S5TTAV6O5WBDR5GS9)

Data do Curso: 25 e 26 de Novembro, 9:00 h – 17:00 h

Alojamento: Para a sua estadia em Lisboa recomendamos o Radisson Blue Hotel. Recolhas diárias a partir deste hotel estão incluídas na taxa de inscrição. Em alternativa, existem muitos outros alojamentos no centro da cidade de Lisboa (Visit Lisboa).